quarta-feira, 20 de abril de 2011

Prova de tiro ao prato movimenta a ABT

Ao todo, 40 competidores, compareceram ao estande de Tiro da ABT, no sábado, dia 09/04, para participar da segunda etapa do Campeonato Baiano de Trap Light (tiro ao prato). A competição é realizada pela Federação Baiana de Tiro Esportivo, sendo dividida nas categorias sênior , máster , especial , júnior e damas. 

Na CBTE – Confederação Brasileira de Tiro Esportivo são dez etapas classificatórias para o ranking 2011. Para tentar chegar lá, o competidor tem que participar,  pelo menos, de quatro fases” ressaltou o atleta, Marcelo Neves, 2º colocado na classe B, do Norte-Nordeste 2011 , realizado em março de 2011 em Recife. A competição é composta do TOP 100 (4 séries de 25 pratos)  e/ou  TOP 200 ( 8 séries de 25 pratos) .

O Trap Americano é uma modalidade do Tiro ao Prato, que utiliza espingarda calibre 12, com cartuchos de 24g a 32g, em que o competidor dá o comando e uma máquina arremessa o prato a uma velocidade média de 80 km/h. O objetivo , é quebrar o maior número de pratos em séries de 25 disparos. Nas provas da ABT, são realizados o TOP 50  e  TOP 75 .
“Quando o tiro ao prato começou na ABT, em 1999 , a máquina era fixa. Lembro que o primeiro Campeão foi César. Já de 2000 a 2006 fui eu, em 2007 foi Ari, em 2008 foi Victor Ventim, em 2009 fui eu novamente, e no ano passado dividi o título com Guilherme, que venceu a Top 50, e eu fiquei com o ouro na Top 75” relembrou Marcelo que nesse ano disputou o Norte-Nordeste. Também participaram representando a Bahia : Sérgio Ribeiro, Ari Sérgio, Luis Leonadelli, Carlito Quadros, Carlos Júnior, Luis Tavares e Fabiano Coelho.

Na etapa baiana do sábado (09), os competidores que levaram a melhor foram: Paulo Fernandes (Top 50 – Sênior), Carlos Júnior (top 75- Sênior) e Luiz Tavares (Top 50 e Top 75 – Máster). Já no quadro geral, ocuparam a primeira colocação, Paulo Fernandes (Top 50) e Rudimar (Top 75). Assim como Rudimar que veio da cidade de Barreiras, diversos atletas de outros municípios participaram da prova, oriundos de locais como: Luis Eduardo Magalhães, Feira de Santana, Catu e Seabra.

Para chegar de Barreiras a Salvador, cerca de 800 km foram percorridos pelos atletas que vieram movidos pelo amor ao esporte do tiro. Em momentos como esse, os atiradores esquecem o cansaço do trabalho em busca de disparos certeiros. Esse é o caso de Helmo Carlos, presidente do Clube de Tiro Esportivo e Pesca de Barreiras. “O gosto pelo esporte é o que nos move pelas estradas baianas, realmente temos essa paixão. Para essa prova vieram dez pessoas de lá, apenas dois preferiram pegar o avião, os outros oito vieram por terra, inclusive eu. De três anos pra cá, tenho participado de todas as provas de prato daqui e de Barreiras, pois também temos um campeonato interno lá. O prato é o tiro mais dinâmico que existe, pois temos que buscar o alvo, acho que isso que faz aumentar essa paixão pela modalidade” afirmou Helmo.

Outro atirador que também não deixa de participar das provas na ABT é Carlos Junior, que mora em Feira de Santana e não mede esforços para chegar ao destino. “Pratico tiro há três anos, e venho atirar na capital há dois anos. A paixão é tanta que juntamente com amigos, fundamos um Clube de Tiro em Feira” salientou Carlos, que levou a medalha de bronze no Brasileiro de 2010. Além de desportista, Carlos também é gerente de uma loja de madeira em Feira de Santana. Assim como ele, todos os atiradores têm uma profissão independente, e acabam transformando o esporte no seu principal hobby.
Um bom exemplo é o para-atleta e juiz de direito, Antônio Marcos Martins, que nunca desanimou frente aos desafios da vida, e deu seus primeiros tiros, muito antes de imaginar entrar no curso de direito. “Atiro em prato há seis anos, mas conheci o tiro quando criança. Sempre costumava ir caçar com o meu pai. O tiro pra mim é mais que um esporte, é uma alegria. E hoje também estou apresentando a modalidade ao meu filho de nove anos, para que a próxima geração também possa desfrutar e se alegrar com essa prática” concluiu Antônio. Haverá uma próxima prova de tiro ao prato na ABT, no dia 07 de maio, às 09h. A terceira etapa do Campeonato baiano da FBTE será em Barreiras , 16 e 17/julho/11 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário